Olá amigos do Escala América !
Fonte : http://www.silverbulletgtx.com/
Um abraço a todos,
Marcelo
Esta foi uma das miniaturas que mais me deu trabalho para conseguir, e é uma das minhas preferidas. Lançada em 2002 pela Highway 61 / Campbell (#50027) em série limitada de 1500 unidades, é um modelo bem detalhado e com bom acabamento. O carro em si é muito bonito, possui suaves linhas laterais em uma marcante coluna "C", além disso carrega uma interessante história tendo sido batizado de Silver Bullet depois de ser tema de uma matéria da Revista Car Craft de Setembro de 1971.
The Meanest, Baddest Street Racer to Ever Hit the Pavement ... ou Most Famous Street Performer of Them All ... é assim que ele é conhecido. Por fora, o Silver Bullet era realmente o que ele aparentava ser, um Plymouth Belvedere GTX hardtop, mas a sua alma ...
Jimmy Addison, um tranquilo mecânico que trabalhava em um posto de gasolina de bandeira Sunoco que ficava na Avenida Woodward em Birmingham, no estado de Michigan, cujo proprietário era Ted Spehar que via em Addison um grande potencial e afinidade para trabalhar com produtos Chrysler sabendo transformar um MOPAR em um vencedor de corridas de rua. Ted Spehar que trabalhava com motores de competição seria então o elo entre Addison e um grupo de engenharia da Chrysler.
O Belvedere GTX 1967 em questão era na verdade um protótipo para testar peças e novas idéias que se originavam deste grupo de engenharia de elite que proporcionava à Chrysler um sucesso considerável nos anos 60. Este grupo inovador, liderado por Bob Cahill, tinha entre seus participantes nomes como Tom Hoover criador do motor HEMI da Chrysler e Dick Maxwell membro da lendária equipe de corrida Ramchargers. Eles acreditavam que vencer nas pistas não era o suficiente para ter o respeito dos jovens compradores, a idéia era desenvolver um carro com a aparência de carro comum, mas que seria mais rápido na rua do qualquer um outro.
O objetivo da Chrysler era contar com uma máquina de rua tão potente e tão rápida que nada poderia chegar nem perto. O primeiro passo foi requisitar aquele Plymouth Belvedere GTX bem surrado que tinha sido usado como carro de engenharia de testes e vendê-lo para Addison por um dólar.
Nas mãos de Addison, sob a orientação da Chrysler, ele tirou do carro alguns componentes para deixá-lo mais leve conseguindo diminuir cerca de 500 libras (252 kg) do seu peso em relação ao carro de produção. Um Hemi monstruoso de 487 polegadas cúbicas foi colocado neste Super Street, cabeçotes de alumínio, comando especial, carburadores Holley alimentados por uma boba elétrica e um especial conjunto de exaustão Hooker com tubos de 3". A transmissão automática era da Torqueflite modificada e despejava toda potência nos pneus drag slick da M&H .
O Silver Bullet fazia o quarto de milha (400 metros) em 10.5 segundos à 132 mph (211 km/h). Nada mau para um Plymouth de aparência dócil ! Addison, Spehar e o Silver Bullet foram na verdade protagonistas de uma história de um grupo com pensamentos voltados ao desenvolvimento de peças e partes de alta tecnologia e performance da Chrysler Corporation.
Hoje, o Silver Bullet é o orgulho de seu proprietário Mr. Harold Sullivan, um colecionador de Musclecars da Mopar, ele "caçou" o carro, o encontrou em um estado de conservação muito deteriorado e fez uma restauração completa deixando ele impecável.
The Meanest, Baddest Street Racer to Ever Hit the Pavement ... ou Most Famous Street Performer of Them All ... é assim que ele é conhecido. Por fora, o Silver Bullet era realmente o que ele aparentava ser, um Plymouth Belvedere GTX hardtop, mas a sua alma ...
Jimmy Addison, um tranquilo mecânico que trabalhava em um posto de gasolina de bandeira Sunoco que ficava na Avenida Woodward em Birmingham, no estado de Michigan, cujo proprietário era Ted Spehar que via em Addison um grande potencial e afinidade para trabalhar com produtos Chrysler sabendo transformar um MOPAR em um vencedor de corridas de rua. Ted Spehar que trabalhava com motores de competição seria então o elo entre Addison e um grupo de engenharia da Chrysler.
O Belvedere GTX 1967 em questão era na verdade um protótipo para testar peças e novas idéias que se originavam deste grupo de engenharia de elite que proporcionava à Chrysler um sucesso considerável nos anos 60. Este grupo inovador, liderado por Bob Cahill, tinha entre seus participantes nomes como Tom Hoover criador do motor HEMI da Chrysler e Dick Maxwell membro da lendária equipe de corrida Ramchargers. Eles acreditavam que vencer nas pistas não era o suficiente para ter o respeito dos jovens compradores, a idéia era desenvolver um carro com a aparência de carro comum, mas que seria mais rápido na rua do qualquer um outro.
O objetivo da Chrysler era contar com uma máquina de rua tão potente e tão rápida que nada poderia chegar nem perto. O primeiro passo foi requisitar aquele Plymouth Belvedere GTX bem surrado que tinha sido usado como carro de engenharia de testes e vendê-lo para Addison por um dólar.
Nas mãos de Addison, sob a orientação da Chrysler, ele tirou do carro alguns componentes para deixá-lo mais leve conseguindo diminuir cerca de 500 libras (252 kg) do seu peso em relação ao carro de produção. Um Hemi monstruoso de 487 polegadas cúbicas foi colocado neste Super Street, cabeçotes de alumínio, comando especial, carburadores Holley alimentados por uma boba elétrica e um especial conjunto de exaustão Hooker com tubos de 3". A transmissão automática era da Torqueflite modificada e despejava toda potência nos pneus drag slick da M&H .
O Silver Bullet fazia o quarto de milha (400 metros) em 10.5 segundos à 132 mph (211 km/h). Nada mau para um Plymouth de aparência dócil ! Addison, Spehar e o Silver Bullet foram na verdade protagonistas de uma história de um grupo com pensamentos voltados ao desenvolvimento de peças e partes de alta tecnologia e performance da Chrysler Corporation.
Hoje, o Silver Bullet é o orgulho de seu proprietário Mr. Harold Sullivan, um colecionador de Musclecars da Mopar, ele "caçou" o carro, o encontrou em um estado de conservação muito deteriorado e fez uma restauração completa deixando ele impecável.
Fonte : http://www.silverbulletgtx.com/
Um abraço a todos,
Marcelo